quinta-feira, 26 de abril de 2012

Marta ou Maria?

Foi nas leituras e pesquisas sobre casamentos que conheci o Blog do Armando. Encantei-me por um de seus textos sobre vida a dois, embora ele também fale sobre outros assuntos, e passei a ler com alguma frequência o que ele publicava ali.
Hoje recebi mais um texto e me senti na obrigação de compartilhar com vocês.
Espero que nós possamos apreender o que há de bom e levar para nossa vida.

Foto: A tenda na rocha.

MARTA E MARIA
Por Armando Porto.

"Eu estava lendo alguma coisa de Deus antes de começar a trabalhar e resolvi ler a catequese do Papa Bento XVI desta última quarta-feira. (http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=285991)
Lá Bento XVI fala da aparente contraposição entre a oração e a ação. E cita o famoso episódio bíblico onde duas irmãs recepcionavam Jesus em sua casa e uma cuidava dos afazeres da casa, Marta, enquanto a outra, Maria, ficou escutando Jesus falar das coisas do Pai.
Vale a pena ler a reflexão do Papa. 
Mas lendo esta catequese, eu fiquei pensando se no relacionamento de casal isso fazia sentido.
Eu sempre penso no amor humano como um amor  imagem e semelhança do amor de Deus e por isso, tento tirar alguma coisa do nosso aprendizado de relacionamento com Deus, para o relacionamento humano também.
No matrimônio há muitas preocupações com finanças do casal, com administração da casa, com a necessidade dos filhos e quando eu pensei nisso vi o quando nós nos deixamos ser Marta e descuidamos da parte mais importante que é o amor e o diálogo do casal. O maior investimento que o casal faz para o futuro é viver o amor do presente intensamente.
“Marta, Marta, tu te preocupas e te agitas com tantas coisas, mas de uma coisa só tens necessidade, Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada" (Luc 10,41-42)
Um casal cristão tem que ter fé na providência de Deus, pois ele prometeu que cuidaria de nós e o casal tem que cuidar mais das coisas mais importantes:  alimentar seu amor para mantê-lo vivo.
Uma vez em um curso sobre educação de filhos, um pai de muitos filhos, justificou sua constante ausência de casa e consequente ausência na educação dos filhos, devido à necessidade de trabalhar para manter o padrão de vida da família. Ele estava sendo Marta e deixando as coisas mais importantes para segundo plano .
Há mulheres que, por mais boa vontade que tenham em deixar a casa em ordem, preparar o jantar do esposo, cuidar de tudo dos filhos, nunca tem tempo para dar-se ao esposo. Dar seu tempo, escutá-lo, tentar entendê-lo, construir e viver a intimidade do casal em sua plenitude. É o caso da mulher tão prestativa e cuidadora que depois do primeiro filho nem sobra tempo para fazer o segundo.
E eu creio que tem muita gente que pensa sinceramente que isto é o certo, como a Marta do evangelho fez, mas é preciso abrir os olhos. É preciso saber balancear as duas coisas. E quem ler atentamente a reflexão do Papa verá que quando os apóstolos perceberam que para cuidar do dia a dia da comunidade era preciso eleger outras pessoas para o serviço, enquanto eles cuidariam da palavra de Deus. Os escolhidos foram ungidos, pois toda ação tem que ser um transbordamento do amor, ou seja, primeiro vem o amor, e este amor dará sentido à ação, à caridade.
Do mesmo modo, não adianta termos mil preocupações com as tarefas e responsabilidades da família se nos esquecemos do que une a família, do que dá sentido à família, do que é a base da existência  familiar que é o amor do casal.
Sempre seremos um pouco de Marta em nossa vida de casal. Mas quantas vezes não estamos esquecendo de ser Maria e prestar atenção naquilo que realmente importa?"

E vocês, são Marta ou  Maria? Ou conseguem equilibrar os dois perfis?

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta noivinha: