quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dicas para um casamento sem erros!

Todos os dias leio vários blogs e revistas sobre casamento, então é muito natural pra mim me manter atualizada sobre esse universo. Um assunto em especial, no entanto, está presente em todos as fontes relacionadas ao tema e é, certamente, atemporal: os erros que não se deve cometer nas festividades de casamento.
É importante que os noivos e as pessoas envolvidas na preparação do casamento percebam certos aspectos que garantirão que tudo saia conforme o planejado. Por isso, selecionei algumas dicas e vou postar aqui uma a uma, para que tanto as noivas que eventualmente leiam meu blog se atentem, como para que eu não me esqueça deles jamais no meu dia!

Não se deve...

1. Tratar o noivo como mero coadjuvante!
Eu confesso que pensei bastante se esse tópico ficava melhor aqui, em primeiro lugar, ou no final, mas acabei resolvendo colocá-lo aqui, em destaque, bem claro, para que nenhuma noiva se esqueça de que casamento é dos dois e o noivo não é mero coadjuvante, ele é o personagem principal desse dia inesquecível, assim como a noiva!

2. Tratar os convidados de forma desigual.
A idéia é que todos sejam tratados da mesma forma tanto na cerimônia como na festa. É claro que os padrinhos, pais e parentes podem e devem ter um lugar destacado nessas ocasiões, inclusive é muito comum os noivos presentearem os pais e padrinhos com lembrancinhas personalizadas.
Isso não pode implicar, porém, em bebidas ou comidas especiais para ninguém, nem em atenção preferencial a noite inteira. É feio quando os noivos permanecem num determinado ponto do salão ou conversam a noite inteira com o mesmo grupo.
Suponho que ao inserir uma pessoa em sua lista de casamento você a considere um convidado muito importante, afinal, todos sabemos o quão difícil é elaborar a tal listinha. Portanto, que tal dar atenção a todos do mesmo modo e rodear o salão cumprimentando todos os presentes. A meu ver, isso transparece simpatia da parte dos noivos e revela -se bastante elegante também. Aos convidados cabe a sensatez de entender que os noivos precisam dar atenção a todos e não se prolongar nos cumprimentos.

3. Atrasar demais para a cerimônia.
Eu com certeza vou me atrasar no dia do meu casamento. (risos) Já sou atrasada por natureza! Criou-se essa tradição um tanto quanto questionável de que a noiva sempre se atrasa, mas é importante que isso dure no máximo de 15 a 30 minutos.

4. Convidar algumas pessoas para a cerimônia e outras para a festa.
Reza a lenda que não é de bom tom fazer essa "acepção de pessoas". Acho que em matéria de casamento os noivos devem ser livres e decidir quem querem ver nesse dia tão especial e, especialmente por isso, acho que não faz sentido chamar a pessoa só para a igreja se ela não puder participar do restante das festividades. Minha opinião...

5. Mentir sobre a quantidade de convidados para os profissionais.
É um risco muito grande mentir sobre a quantidade de pessoas que estarão presentes e, na minha opinião, é burrice. Ora, é evidente que o serviço que seria prestado para 100 pessoas não terá a mesma qualidade se prestado para 150. Com isso quem perde são os noivos. Além disso, pra que mentir se os fornecedores são exímios contadores? Tudo gira em torno de "quantas pessoas teremos?"
Então... fale a verdade!

6. Se exaltar, seja pela bebida, seja pelo nervosismo.
Coisa feia é ver noivos bêbados. Muitas vezes a empolgação é tamanha que eles bebem sem se dar conta de que uma hora o bicho vai pegar. Sem falar que no dia muita gente não se alimenta direito e quando começa a beber fica mais alegrinho fácil fácil.
Vou mais além: sei que o período que antecede o casamento é um pouco cansativo e traz muitos problemas que geralmente se resolvem no apagar das luzes, daí muita noiva estrelinha dando piti no meio da festa porque alguma coisa não saiu conforme o planejado. Acho que o ideal é delegar, confiar nos profissionais - que a propósito deram tanto trabalho para se escolher - e de repente conferir a algum parente mais próximo a atribuição de ficar a par de eventuais probleminhas no dia.



7. Tocar um único estilo musical.
Muita gente diz que a música é que dá o tom do casamento e isso é a mais pura verdade, anima mesmo. É preciso, entretanto, escolher uma diversidade agradável de estilos musicais, sem priorizar só o axé, o sertanejo ou o jazz. Mesclar os ritmos atende a todos os gostos e torna a festa mais dinâmica!



8. Escolher sapatos desconfortáveis.
Isso serve para os dois! No dia a dia sapato já incomoda um bocado quando a gente resolve usar um novo e desconhecido parzinho, que dirá no dia do casamento. Tire algumas horinhas e use-os em casa mesmo, para lacear e calçar melhor, sem falar que é mais fácil descobrir se ele machuca e evitar o desconforto somente no dia!



9. Deixar a marca de bíquini. Nããão, please!
Tem noiva que acha sexy a marquinha destoando do vestido. Eu acho deselegante.
Mas o problema surge quando a noiva pensa que vai dar tempo de tirar antes do casamento. Gente, isso demora a sair e ainda que o seu maquiador seja o Mestre dos Magos, dificilmente ele vai fazer desaparecer a marquinha por completo. Atenção para não escorregar nesse detalhe.



10. Descuidar da temperatura do ambiente ou não manter proteção contra a chuva.
Fui em pouquíssimos casamentos durante o dia até hoje e o meu será à noite, por isso essa não é uma preocupação para mim, com exceção da possibilidade de chuva. Acho essencial perquirir com calma sobre o ambiente e a temperatura no dia do casamento, bem como avaliar se a área é bem coberta ou possui aparelhos de ar condicionado suficientes para atender a todos os convidados.
Quer coisa mais desagradável do que ver aquela maquiagem linda escorrer no calorão? Ou ter que levantar de repente porque a goteira está posicionada acima da sua mesa e o chuvisco está insuportável? Minha gente, se é para chover, que seja de arroz!!!




11. Deixar de contratar cerimonial para o dia/semana.
Há quem prefira contar com o auxílio do cerimonial em todas as etapas da preparação do casamento, pois eles realmente fazem uma grande diferença, já que conhecem os profissionais e espaços adequados às suas necessidades. Mas a maioria das pessoas acaba deixando para contratá-los apenas no dia ou na semana que antecede o casamento.
Já fui a casamentos e vi fotos de outros em que os noivos abriram mão do cerimonial. Acho que dependendo da quantidade de pessoas é possível fazer tudo sem ninguém para supervisionar, mas se o número de convidados é grande ou os noivos são um pouco tensos, contratar esse serviço é o ideal!
São eles que vão acompanhar os detalhes tanto na Igreja como na festa, lembrando os noivos do que eles, no calor do momento, acabaram esquecendo ou acompanhando o desempenho dos profissionais.

12. Mandar lista de presentes no convite.
Há controvérsias e já li muita coisa sobre o assunto, mas eu acho bem mais prático saber onde vou encontrar o que os noivos escolheram, até porque é inevitável que a pessoa que recebe o convite sinta o desejo de agradar com um presente. Fica a critério de cada um. Quanto ao meu, ainda não decidi.



13. Convidar muita gente, contando com as abstenções.
Pode ser que dê certo, mas é um risco que não vale a pena correr! Faltar bebida, comida e lembrancinhas faz com que o casamento seja um verdadeiro desastre! Convide somente quem você quer que esteja presente de fato, cuja presença acarretará um impacto financeiro suportável pelo casal.

14. Seguir modismos.
A indústria do casamento se tornou um nicho poderoso e encantador. É difícil resistir a tantas opções de produtos e serviços, com qualidade cada vez mais elevada. Não por acaso, há quem acabe se enveredando por um caminho perigoso ao optar por seguir o que está na moda. Esse é um erro grave e cometendo-o corre-se o risco de tornar claro e evidente para todos que o casamento não tem nada a ver com os noivos. O legal mesmo é fazer algo com a cara dos dois, atentando para pequenos detalhes e aspectos que tornarão tudo mais íntimo. É claro que pesquisar e encontrar idéias é ponto comum para quem prepara um casamento, mas não se deve seguir estritamente o que fazem por aí!

15. Usar vestido vulgar.
Acho muito triste ver noivas trajando roupas completamente inadequadas no dia do casamento. Toda noiva tem direito de escolher o vestido que achar mais adequado, confortável e elegante para seu casamento, mas o exagero surge quando as fendas, decotes e transparências aparecem mais que os noivos. Outro dia estava folheando uma revista e vendo uns modelos de vestidos de noiva, daí bati o olho num que mais parecia mais uma lingerie - ousada até para essa categoria, aliás - e fiquei imaginando que tipo de pessoa se sujeita a usar aquilo! Acho que no dia do casamento é encantador ver a noiva bem vestida e comportada, exaltando o sentido do rito do casamento!


(Ui...)


Veja a felicidade estampada na cara do noivo!



Por hoje é só pessoal!


Bjs, Liv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta noivinha: