sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Entrevista com o fotógrafo Eduardo Dantas.

Há algum tempo eu queria fazer uma entrevista com um fotógrafo de casamentos, para repassar as dicas e impressões sobre esse tipo tão especial de fotografia. Aproveitei que nosso padrinho é um excelente fotógrafo e recentemente decidiu se dedicar aos casamentos, para arrancar boas informações privilegiadas e de quebra ver algumas de suas lindas fotos.

Confesso que fiquei mais encantada ainda por seu trabalho depois de ver essas fotos e, além delas, as fotos de crianças também me impressionam. Para quem tiver interesse, sugiro que confira o blog dele. A entrevista ficou muito boa e temos dicas excelentes para o período anterior ao casamento, o dia da festa e até para a lua de mel. Dá uma olhada:

2012

1. Como você começou a fotografar casamentos? Você fotografa só casamentos ou outros eventos importantes de nossas vidas?

Olha, carrego sempre uma máquina fotográfica comigo desde criança, mas passei a me dedicar à fotografia de casamento justamente quando procurava alguém para fotografar o meu. Foi aí que descobri que existiam profissionais imprimindo mais do que meros registros fotográficos, vi muita coisa boa e inspiradora, que me fez estudar muito para poder deixar um pouco de minha contribuição espalhada por aí. Além de casamentos, adoro fotografar crianças de todas as idades. Busco também trabalhar em projetos pessoais, que desenvolvam meu olhar e me façam crescer como ser humano. Atualmente, estou finalizando um projeto desenvolvido na penitenciária feminina de Sergipe, e já tenho algumas idéias novas agora que estou mudando para Brasília.

2012

2. Você pode comentar brevemente sobre os estilos de fotografia de casamento existentes hoje em dia?

Encontramos por aí várias denominações para os estilos de fotografia de casamento: fotografia tradicional, fotojornalismo, fotografia artística etc. As bandas de música tendem a se rotularem ou a serem rotuladas para que as pessoas se identifiquem com este ou aquele gênero e com a fotografia de casamento não é diferente. Apesar de não concordar com as denominações, é fato que facilitam a vida de quem procura um profissional. Mas deve-se tomar cuidado porque em meio aos fotógrafos que fazem aquele determinado estilo de foto, você vai se identificar com um e não vai gostar de outro, ou seja, mais do que procurar por um estilo é importante que os noivos se identifiquem com o trabalho daquele fotógrafo especificamente. O interessante também é saber como o profissional trabalha e se a forma de trabalho dele te agrada, por exemplo: se o fotógrafo faz o celebrante parar no meio do "sim" para os noivos sorrirem para as câmeras, ou se ele é tão discreto e se torna ïnvisível ao ponto de você nem notar que ele apareceu na cerimônia (calma, existem meios termos!).

cas ale e cacau-2

3. Qual é o seu estilo de fotografia?

Antes de mais nada eu procuro criar uma conexão com o casal, saber um pouco de sua rotina, seus valores e sabores… a partir destas informações tento fazer com que a fotografia capte o perfil dos dois. Se são mais conservadores, teremos fotos mais clássicas; se forem extrovertidos, não há porque não ousar mais… e por aí vai. Valorizo muito o momento, e prezo pela discrição enquanto fotógrafo. Você pode achar que estou escrevendo isso para tentar agradar todos os gostos, e sim, é isso mesmo… afinal, nem todo mundo fica legal posando de modelo e fazendo caras e bocas, e tem pessoas que dizem não gostar de como ficam em fotos espontâneas (mas normalmente estas passam a gostar depois que vêem o resultado).

casamento silvia-1

4. Que dicas você daria para que o casal tenha fotos bonitas no dia do casamento?

Essa é fácil… O casal deve contratar um fotógrafo no qual confia. E não se trata apenas de confiança na qualidade das fotos, mas também se os noivos têm empatia com o profissional. O fotógrafo deve ter habilidade no trato com os noivos e seus convidados. Geralmente, ele acompanha a noiva por mais tempo do que qualquer madrinha, então cabe a ele ter habilidade pra fazer com que as coisas sejam menos tensas e mais divertidas. E não existe fórmula, tem que saber deixar rolar… não adianta dizer para a noiva ter calma, porque certamente ela não vai ter; para sorrir, porque os sorrisos virão na hora certa; ou para chorar, porque cada casamento tem seu momento de emoção. Sendo assim, se encontrar um fotógrafo com o qual crie uma conexão, não tem como as fotos não ficarem bonitas.

2012

5. Que dicas você poderia dar para que as fotos da lua de mel fiquem boas?

Uma coisa que pouca gente faz é reservar uma tarde ou manhã para fazer uma sessão de fotos profissional em um bom local durante a lua de mel, as idéias e possibilidades são infinitas. E mesmo que um dos noivos seja fotógrafo, o fato de ser fotografado por um terceiro vai gerar belas recordações em forma de fotografia. Sem contar que em viagens normalmente estamos mais relaxados, e a vergonha diminui. É só pesquisar com antecedência e verificar se o profissional é de confiança, já que provavelmente ele terá que te encaminhar as fotos após o retorno da viagem.

Casamento DeE

6. Quais recursos você indica para serem utilizados em fotos de viagem?

Hoje é raro alguém não ter uma máquina fotográfica boa, até os celulares já dão um banho em máquinas que eram consideradas boas há seis, sete anos atrás. Mas nem sempre uma boa máquina é sinônimo de boas fotos, porque depende também da habilidade da pessoa que está fotografando. Então, antes de viajar recomendo as leituras de um manual básico de fotografia e do manual de sua máquina. Feito isto, saberá tirar o melhor proveito de seu equipamento, seja ele qual for, e pode ter certeza que as fotos já terão uma qualidade bem melhor.

Danni e Elvis

7. Você acha importante mandar imprimir as fotos, já que hoje em dia as pessoas guardam seus arquivos digitais e muitas vezes não tem as fotos fisicamente?

O arquivo digital se perde facilmente, por isso é legal ter o hábito de fazer um backup das fotos, e hoje já existem várias ferramentas: HD externo, CD, Blue Ray etc. Se for gravar em mídia prefira o CD ao DVD, pois o primeiro tem vida útil bem maior, e lembre de comprar CDs de boa qualidade.  Acho muito importante a impressão das fotos, e hoje é possível encaminhar os arquivos para impressão sem sair de casa e pagar muito pouco pelas cópias. Além do mais, as fotos no papel sempre nos possibilita prestar mais atenção aos detalhes.

Making Of

8. Você acha importante a noiva fazer prévia no casamento?

Gosto bastante da idéia da prévia, pois além de dar uma "quebrada no gelo" entre a noiva e o fotógrafo, também possibilita que ela se sinta mais à vontade vestida de noiva e fique mais segura quanto ao visual que será usado no dia do casamento. Também acho importante o fotógrafo fazer um ensaio com o casal antes do casamento, para ajudar na criação da conexão entre eles e o profissional, como já mencionei anteriormente. Nestas ocasiões o fotógrafo irá aproveitar para analisar os melhores ângulos fotográficos dos noivos e saber mais sobre as preferências deles, assim no dia do casamento tudo fica mais fácil.

jana e vlade-2

9. Você tem alguma foto preferida?

Não estou conseguindo pensar em só uma... é muito difícil escolher!

Danni e Elvis

10. O que torna a fotografia em casamentos difícil?

Vou citar os principais fatores que facilitam a vida do fotógrafo em um casamento: uma boa equipe de cerimonial é fundamental pra ajudar na organização dos momentos mais marcantes do evento; um bom diálogo entre a equipe de filmagem e o fotógrafo colabora pra que todos realizem seu trabalho com eficiência e sem invadir o espaço um do outro; e quando a iluminação cênica é bem posta e condizente com a decoração também ajuda muito.

Eu adorei a entrevista e as fotos ficaram lindas, não é? A novidade boa é que ele está vindo morar em Brasília com minha abiga Juliana. Em breve mais noivinhas daqui poderão contar com as habilidades fotográficas de Du.

Beijos

Ops… mas só para deixá-las com água na boca, vou postar mais algumas fotinhos:

2012cas ale e cacau-7cas ale e cacau-9casamento silvia-2jana e vlade-3Making OfMaking Of

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta noivinha: