terça-feira, 26 de junho de 2012

Moda: damas e pajens.

Oi noivinhas,

Gostaram do último post? Seguindo a deliciosa tendência de falar sobre Moda e casamento, vamos falar sobre as roupas das crianças: damas e pajens.
Eles, que dão um colorido especial ao altar, são também alvo dos olhares de todos e merecem um carinho todo especial com seus trajes.

roupas pajens damas

Antes de qualquer coisa, eu considero fundamental que a roupa das crianças seja confortável. Sem conforto não há festa que dure para eles e logo estarão deitadas em algum sofá dormindo, ou entrarão na Igreja arrastando uma roupa pesada, que em nada combina com a suavidade de ser criança.

DAMAS:

Dizem que antigamente as crianças entravam na frente da noiva para representar pureza e as damas usavam cópias de seu vestido. Com o passar do tempo a tradição se perdeu e, hoje em dia, elas não seguem, necessariamente, o mesmo estilo da noiva.

Mesmo assim, atualmente as cores mais escolhidas para os vestidos das damas são claras, como o rosa, off white, entre outras. Tonalidades suaves são bem interessantes porque podem ser combinadas a outras mais escuras ou estampadas nos acessórios e detalhes da roupa e, ainda assim, preservar a infantilidade.

damas e pajens

damas rosa

damas marrom e rosa

Há quem prefira, no entanto, vestidos mais coloridos ou com estampas. Alguns modelos ficam muito bonitos e harmonizam bem com as crianças.

dama xadrez

dama azul

daminhas_de_honra

estampado

Recentemente, a escolha da princesa Kate Middleton por trajes mais discretos para suas damas chamou atenção de toda a mídia internacional. A elegância se expressou em vários detalhes: vestidos em tons claros e levemente armados; sapatos com brilho suave; meia calça branca; cabelos soltos e naturais; tiara de flores. Mais romântico impossível!

kate damaskate pajens

PAJENS:

Para os meninos, penso que a roupa também não pode ser exagerada. Aliás, em minhas pesquisas descobri que o pajem usa o mesmo estilo de roupa do noivo. Será que procede?

Hoje em dia muitos noivos que vão se casar durante o dia optam pelo estilo despojado para os pajens, com roupas de cores mais claras, como o bege e branco, entre acessórios cor chumbo, preto ou cinza. E não é que fica um charminho:

pajem dia

pajem

Mas a depender do horário e do estilo da festa, fica bem mais elegante o pajem trajando terninho ou, no mínimo, roupa social. Embora muita gente diga que não é legal, porque deixa de parecer criança e tal, eu ainda acho lindo um pajem rapazinho assim, todo homenzinho…

pajem

pajem descolado

Como tudo na vida, são nossas inclinações e nossos gostos que determinam as melhores escolhas. Por isso, é bacana identificar o que combina mais com o estilo do casório. Eu, por exemplo, não vejo nenhum sentido em combinar a roupa da dama com as cores das flores. A bichinha não é um artigo de decoração! Mas é minha opinião…

dama honra

De dia ou de noite, na Igreja ou na fazenda, o importante mesmo é que os pequenos se sintam crianças e aproveitem a festa, não é mesmo?
As damas lindas de
Kate Moss, por exemplo, parecem bem à vontade:

casamento_kate_moss_jamie_hince_daminhas_de_honra

Fiquei encantada com essa foto. Uma obra de arte…

casamento kate moss

Gostaram das dicas? Já escolheram as roupinhas das damas e dos pajens?

Beijos noivinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta noivinha: