quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Se beber, não case.

Recentemente, pesquisando sobre casamento - não faço outra coisa ultimamente - encontrei um blog muito interessante, em que o autor trata de diversos assuntos da nossa vida, sempre amparando seus textos na fé em Deus.
O nome do autor é Armando Porto e o blog dele se tornou visita obrigatória para mim.
Esse texto, em especial, é sobre a escolha que fazemos por uma determinada pessoa para nos casarmos e, embora o meu blog fale sobre organização de casamentos, achei o texto perfeito para que os noivos leiam antes de concluírem sua escolha!

Se beber, não case!
Por Armando Porto.

"Este é o título de um filme recente que me veio na cabeça quando pensei em escrever sobre a tomada de decisão de casar.

Em todos os cursos de noivos que eu e a Helô participamos, além de tentar passar o máximo de nossa experiência para que aquelas poucas horas ajudem os noivos se prepararem melhor para o casamento, eu sempre tenho o momento de “advogado do diabo” dizendo aos noivos que se eles têm alguma dúvida quanto à decisão de casar, por menor que seja, ainda há tempo, e é bem melhor terminar um noivado do que um casamento.

E por que eu faço isto?

Por que há inúmeras razões, descuidos ou mesmo forças externas que nos levam a tomar a decisão errada e o custo da tentativa e erro num casamento é altíssimo: emocionalmente para o casal, pior ainda se houver filhos e, é claro, nós cremos no matrimônio como um sacramento indissolúvel e, mesmo podendo ser declarado nulo pela Igreja em certos casos, isso não é fácil nem tampouco indolor.

E quais são as principais coisas a se olhar para dar uma avaliada na sua decisão?

Primeiramente é preciso consultar seu coração e responder honestamente: Você tem certeza que esta é a pessoa da sua vida? Que você está disposto (a) a enfrentar as dificuldades e amar mesmo nos dias em que você não gostar dela ou dele? (A pergunta não é se a pessoa não tem defeitos ou se você tem certeza do futuro que ninguém conhece, mas sim sobre o seu coração hoje!)

Se você titubear nesta resposta, por um pouquinho que seja… Não case!

Há tantas pressões internas e externas agindo em nós que, às vezes, nos iludimos ou ficamos cegos quanto à pessoa com quem estamos nos unindo, por exemplo:

A família adora fulano ou fulana! Isto é bom, mas não é suficiente. Jamais case com alguém porque é a melhor pessoa para todos. Só case se você achar que é “a pessoa” para você. Só você pode responder a esta questão, mais ninguém.

Uma vez uma filha minha perguntou como iria saber se ela tinha achado a pessoa certa, pois até aquele momento ela não tinha sentido que tinha amado alguém de verdade e nossa resposta foi simples, mas verdadeira: Você vai saber quando isso ocorrer.

Há quem resolva casar sem pensar muito porque está ficando para titia. Há quem resolva casar para sair de casa. Há quem queira dividir as despesas. Cuidado!!!

Outro ponto importante: Sexo antes do casamento cria um vínculo muito grande e, pela sua força natural, acaba por fazer com que se deixe de lado preocupações que deveriam preceder esta entrega completa de um para o outro. E quantos casais ficam amarrados pelo sexo no namoro e no noivado, ficando cegos para o grande erro que estão cometendo com suas escolhas?

A pessoa que você escolheu tem pequenos deslizes de conduta?

Quando trata os pais? (Sendo estúpido demais, exagerando nas reações?)

Quando dirige? (tentando levar vantagem sempre, sendo agressivo?)

Nos estudos? (colando, copiando trabalhos, passando colegas para trás, não levando o curso a sério?)

Nos negócios? (fazendo pequenas trapaças ou desonestidades? Querendo subir a qualquer custo?)

Nas prioridades? (colocando o sucesso social e financeiro acima de estar com a família, participar da educação dos filhos, da conduta da casa?)

Dica: Ter uma lista de bons valores e prioridades mas em ordem diferente da do outro pode ser um grande problema em sua vida. É preciso alinhar os valores e prioridades antes de dar um passo como casar com alguém.

Atenção: Sinal vermelho!

Se você está casando pensando em mudar a pessoa depois do casamento ou esperando que algo aconteça sozinho, não se iluda. Viver juntos traz uma série de descobertas do outro que já serão suficientes para se ter uma boa fase de adaptação, não comece uma vida com “coisas a resolver depois”.

A fé é um ponto importante a ser compartilhado entre o casal. Mesmo a Igreja admitindo casamentos entre pessoas de religiões diferentes, pois não podemos condenar ninguém por não ser da nossa religião, é tremendamente mais fácil quando compartilhamos nossa fé e, principalmente, vivemos juntos essa fé.

Por isso eu sempre coloco aos noivos a pergunta: quando foi a última vez que eles foram à missa juntos? Quando se confessaram? Quantas vezes eles tem se ajoelhado diante do sacrário para adorarem juntos Jesus na eucaristia? É preciso alimentar o amor com a melhor fonte de amor que é o próprio Deus.

Pode parecer que isso não seja importante, mas é a fé que sustenta muitos casais em momentos de dificuldades externas ou do próprio relacionamento do casal.

“… eu te prometo ser fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida.”

Pessoal! A promessa do casamento é um voto que você fará ao outro e somente a ele ou ela, sobre a sua decisão incondicional pelo outro. Não há “se”, não há “porém”, não há condicionais. Você estará jurando ao outro que aquela decisão é madura e definitiva.

Então faça com certeza no coração ou não faça!"

 Muito bom, não é?!
BjoBjo, Lívila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta noivinha: